sexta-feira, 9 de dezembro de 2011



CULTURA OU CRUELDADE?

“Antegozando a ensangüentada presa,
Rodeado pelas moscas repugnantes,
Para comer meus próprios semelhantes
Eis-me sentado à mesa!
Como porções de carne morta... Ai!Como
Os que, como eu, têm carne, como este assomo
Que a espécie humana em comer carne tem!...”
Augusto dos Anjos

Assistindo uma reportagem especial sobre os maus tratos aos animais, fiquei perplexo com tamanha falta de respeito e crueldade que o ser humano pode chegar. E quando penso, temo, pois nós que possuímos raciocínio e inteligência, agimos de forma “irracional”?  Não concordarei com irracionalidade nesse aspecto, pois os animais que não “refletem” como o Homem são mais “conscientes” que a Humanidade. Nessa reportagem mostrava um jovem de dezessete anos ateou fogo na sua cadela rotwailler porque estava “dominado” pela droga. 





A mãe ligou para a polícia. A sociedade protetora dos animais foi acionada. Retiraram a cadela que agora se encontra em tratamento. Outro caso foi do de um homem que arrastou seu cão – preso a uma corda – por uns vinte quilômetros. 





O cachorro foi levado às veterinárias que tentaram – sem sucesso – salvá-lo. Uma pata foi amputada. Ele não resistiu e acabou morrendo.

Outra parte da reportagem mostrou as rinhas de galos. As aves mutiladas, cegas, sangrando, desfalecidas – tudo para “divertir” um bando de idiotas. Mostraram hormônios  - bombas - que aplicavam nas aves para deixá-las mais agressivas; giletes e outros objetos cortantes nos esporões.



 Outra coisa também que deve ser lembrada são as touradas na Espanha. Essa pauta não entrou na reportagem, mas relembro aqui a crueldade que fazem com o touro.Além de apertarem seus testículos - para deixá-lo mais agressivo -, ainda tocam fogo nos chifres, perfuram o animal até o mesmo cair agonizante.







Houve outro lugar onde uma mulher possuía uns vinte cachorros. No quintal não tina um cocô.  Mostrando que estavam desnutridos, doentes – muitos com sarna, micose, verminose – temerosos. É uma cena deplorável. O pior ainda foi à segunda parte onde mostrou alguns hábitos de alguns países. Japão e China foram o que bateu o recorde. Primeiro no Japão - assim como na China -, têm uma tradição de comerem de barbatanas de tubarão, carne de baleia e cavalo. A forma como eles fazem para pescar tubarões é deprimente. Lançam o arpão no oceano, assim que fisgam os tubarões, puxam para o barco, cortam as barbatanas e uma parte da cauda, e jogam-no mar novamente. O quilo sai a dois mil e quinhentos reais – pois aja tubarão – da iguaria. E lá é cultural isso.





 Quanto à carne de cavalo, vem dos tempos dos samurais, quando eles utilizavam os cavalos como transporte e quando o animal não aguentavam mais, eles sacrificavam-no e comiam sua carne. 




As baleias dispensam comentários. Então os reportes perguntaram para alguns japoneses o que eles achavam da forma como eram adquiridos as iguarias. Muitos ficaram meio assim, mas disseram que não vão parar de comê-las por essa causa. E outros ficaram preocupados com os restaurantes – que hoje são bem poucos que ainda servem carne de baleia – fecharem. O ser humano é muito egoísta e egocêntrico. 



Assim como os atuns azuis, tartarugas marinhas, enfim. Agora na China é muito pior. Quando me lembro sinto uma dor no peito. É comum comeram lá iguarias como morcego-raposa, cobra, ratos e cachorros. Mostraram um vídeo com cachorros. Confinados em gaiolas super pequenas, sem água, comida e cuidados devidos. Um cachorro estava desesperado para beber água. Preso, com um balde do lado de fora, ele tentava – com a pata – alcançá-lo para bebê-la, porém sem sucesso. Outra filmagem mostrava como era feito a venda dos animais. Um chinês pegava o cachorro, pelas orelhas e levantava-o. Depois, jogou-o numa gaiola super pequena – onde já tinha outros animais lá –, e o cão bateu as colunas. É muita crueldade. Os cachorros eram variados, husks siberianos, samoiedas, vira-latas e outros mais.



 
Infelizmente o Homem é muito cruel. Lembro de um livro de receitas indianas “Gosto Superior” que estava dando uma olhada, quando deparei-me com uma frase muita verdadeira: “Muitos passam fome, porque outros pegam mais comida do que podem comer. Veja os animais comem apenas o necessário, por isso nunca falta para os outros que virão.” Muito relevante ela. Claro que tanto, boi, como galinha, são animais também. Não como carne; sou vegetariano. Não creio que Deus criou os animais para servir-nos como alimentos. Em Gênesis 1: 29 “Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.” Ele foi bem claro e específico. Fui certa feita, no sítio do avô do meu sobrinho em Tietê. 




Quando chegamos lá, eles resolveram matar um boi. Primeiro um marretada na cabeça para o animal desmaiar; depois cortaram os testículos do boi – nessa hora ele contorceu-se de dor, pois estava vivo –, depois um corte no pescoço para o bicho sangrar, colocaram-no uma espécie de gancho nas patas traseiras, levantaram-no e foram escalpelando-o. Tiraram-lhe o couro depois fizeram os cortes das carnes. Quando terminaram as carnes ainda tremiam devido à descarga de adrenalina que o animal deve ter liberado em meio à tão grande carnificina. Já vi matarem porco e galinha também, então, todos deprimentes. Não estou incentivando ninguém ao vegetarianismo, mas quero mostrar que devemos ter um mínimo de respeito com as outras vidas do planeta.

09/12/11uHuHHHh    hhh NLSKDSJFJHFHFH