sexta-feira, 26 de agosto de 2011



CORPOS DE VIDROS ALMAS DE CRISTAIS

Pessoas são taças de cristais
em bandejas de vidros”
Pr. Eufrásio Pereira da Silva

Lidar com o ser humano é uma das tarefas mais difíceis. Que diga os psicólogos. A vida, a cada dia, vai se tornando muito fria e formal. Nos dias atuais, apesar de tanta luta para evitar certos preconceitos, mostrar-se “fraco” em alguns momentos, é demonstra-se perdedor. Você tem que ser vencedor. Aos trinta anos, estar casado, formado, com família, estabilizado financeiramente... Diríamos que essa batalha é como “O Aprendiz”, precisa ser perfeito, um gênio, se não “está demitido”.
Mas, quase sempre, ninguém percebe que apesar dessas cobranças, as pessoas possuem sentimentos. Nem todos ouvem uma palavra da mesma forma. O jeito que eu vejo um quadro, não é o mesmo que o seu olhar. Os versos que escrevo, você não pode fazer. A música que você cria, eu não poderia criar. Pois cada um tem a sua essência. Eu não encaro a lua como você o sol. Portanto, CUIDADO COM AS PALVRAS! São poderosas. Se assim não fora, como diz na Bíblia, o mundo não teria sido criado. Qual é a arma do advogado? O instrumento do professor? As ferramentas dos escritores?
Tenho observado que as pessoas mais ínfimas e idiotas gostam de humilhar os outros. Se eu possuo um conhecimento maior que uma pessoa mais humilde, pra quê falar de Shakespeare, Voltaire, Dostoievski? Se o povo curte àquelas “músicas” mais simples, não tem como discutir Tom Jobim com elas. Uma vez, resolvi mostrar para minha tia a música “Águas de março” ela me disse que não gostava dela, eu perguntei, porque, “eu não entendo nada...”
Tenho observado no Recanto muitas celeumas, às vezes, por coisa que nem vale à pena. O ser humano é por natureza mal e arrogante. Quem disser que é bom está mentindo, pois isso é vaidade. “Só quem te conhece – nos conhece – é o próximo que está junto de ti”. Num curso de psicologia ouvi essa frase e nunca mais esqueci.


Comece a se analisar e ver como você trata as pessoas. Como as vê. Não é fácil admitir seus defeitos. Porém descoberto, um passo terá dado para seu crescimento, nesse caminho curto que é nossa jornada nessa Terra. Se aqui estamos agora, é para algum propósito.
Fico triste quando vejo meus amigos da escrita que poderia estar usando as palavras para alegrar, tornar mais leve a vida das pessoas, refletirem, chorar... Fazer mal uso da capacidade intelectual e para agredir os colegas. Vindo de nós é triste, sim.
Não vou citar nomes, mas já computei quase dez.
Vamos nos reunir amigos, e festejar a liberdade de poder cantar um cântico de amor e de carinho para quem está precisando. Não façamos das letras e palavras ARMAS e VENENOS para matar os outros e envenenarmos nós mesmos.
Não podemos esquecer que apesar de parecemos invencíveis, fortes e até mesmo duros, mas não passamos de COPOS DE VIDROS e ALMAS DE CRISTAIS. Uns mais resistentes; outros não. Mas o pior é quando parte-se a alma. É difícil. Fazer a remoagem e remodelamento.
Não digo com isso que não haja pessoas pedras, ferros e outros materiais, mais as mais evoluídas são as transparentes, que conseguem se mostrar sem medo. Críticas haverá sempre. A inveja, como a bondade sempre lutará pelo pódio. Basta nós sabermos quem subirá no pódio de nossos corações.